Manipulação Visceral para Bexiga e Dor Pélvica

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Manipulação Visceral

Neste artigo iremos explicar o que é a manipulação visceral e seus benefícios para as dores musculares causadas pela endometriose. Confira.

Há muitas evidências de que as pessoas com endometriose têm disfunção miofascial, o que significa que os músculos das pacientes sofrem espasmos e doem. Geralmente o foco da dor são pontos-gatilho, uma espécie de nódulos duros, palpáveis, discretos e localizados nas faixas tensas do músculo esquelético e dolorosos à compressão.

Essa tensão muscular pode causar um efeito cascata de dor em todo o corpo, portanto, tratá-la é fundamental para a qualidade de vida das pacientes.

O que é manipulação visceral?

É um tipo de massagem suave que pretende ajudar os órgãos internos a fluir livremente. Para compreender melhor o que isso quer dizer, precisamos falar sobre a fáscia. Esse é o nome dado ao tecido conjuntivo que mantém todos os órgãos, vasos sanguíneos, ossos, fibras nervosas e músculos no lugar.

A fáscia deve ser suave e flexível. Cirurgia ou tensão muscular crônica podem fazer com que ela fique rígida. Quando isso acontece você pode obter aderências, responsáveis por causas nós nos músculos, os pontos-gatilho. As aderências também podem apertar e torcer as estruturas próximas a elas.

Primeira consulta com um fisioterapeuta do assoalho pélvico.

Aqui estão algumas das perguntas que o profissional pode fazer:

  • Você tem mais dor sexual com penetração ou inserção profunda?
  • Você já sofreu algum trauma sexual?
  • Suas costas ou cóccix doem quando você fica sentada por longos períodos de tempo?
  • Você sente dor quando fica em pé por um tempo?
  • Com que frequência você tem dor lombar ?

Depois um exame visual e físico costuma acontecer para avaliar as condições gerais da paciente: 

  • Verificar se há escoliose, ou alguma curva lateral na coluna;
  • Conferir alinhamento do quadril;
  • Testar a força muscular em cada uma das pernas;
  • Examinar a região íntima para verificar possíveis pontos-gatilho e a força e coordenação musculares do assoalho pélvico;
  • Verificar como os principais órgaos estão posicionados na pelve.

O exame pélvico interno pode causar algum desconforto, mas a massagem visceral pode ser considerada bem relaxante. Ao pressionar levemente áreas tensas a fáscia tende a ficar lisa, um pouco mais maleável e o desconforto diminui consideravelmente.

Ocasionalmente, quando alguns pontos-gatilho são “liberados” podem ocorrer calafrios e alguns incômodos. Tais respostas provavelmente ocorrem porque o sistema nervoso reage quando tecidos, órgãos ou nervos são manipulados. 

Em linhas gerais, a manipulação visceral concede alívio e relaxamento.

Se você sofre com dor pélvica crônica, problemas intestinais ou urinários, procurar profissionais capacitados para realizar uma avaliação adequada da situação do seu assoalho pélvico pode ser de grande ajuda.