Agendamento de Consulta

É comum que muitas pacientes com endometriose tenham que se consultar com novos profissionais de saúde ao longo de seu tratamento. E, assim como conhecer um novo chefe ou fazer novos amigos, lidar com um médico que você nunca viu antes não é algo simples.

Pode ser bastante estressante não saber como esse novo profissional irá te ouvir e apoiar. Com a endometriose, a preocupação adicional é se ele saberá o suficiente sobre a doença para realizar um tratamento eficiente.

Entretanto, existem algumas coisas que podem ser feitas para tornar essa experiência um pouco mais fácil. 

Leve suas dúvidas anotadas

Não hesite em adentrar pela porta do consultório com uma pasta debaixo do braço. Coloque nela todos seus exames e histórico médico, além de um documento que conste tudo que você sentiu recentemente de forma detalhada.

Dividir as questões que você deseja abordar em tópicos é de grande ajuda para que você possa vê-las claramente. Escreva todo sintoma que queira discutir. Não espere que o médico pergunte sobre este ou aquele sintoma, diga para ele que você tem uma lista e que gostaria de lê-la. Faça-o e vá adiante, item por item.

Não aceite as teorias como verdades absolutas

Existem variadas opiniões bem como existem vários médicos. Caso você discorde de algo dito durante a consulta, sinta-se à vontade para dizer. Porém, se não estiver confortável no momento, respire fundo e lembre-se que existem outros médicos que podem te atender. 

Não há nada errado em procurar uma segunda ou terceira opinião. Na realidade, quando se trata de endometriose, isso é algo bastante inteligente para se fazer.

Leve alguém para te apoiar

Mesmo que tudo que essa pessoa possa fazer seja te esperar do lado de fora, leve alguma amiga, parente ou qualquer outra pessoa da sua rede de apoio. Saber que tem alguém te esperando pode ajudar você a se sentir menos ansiosa e, cá entre nós, encontrar um rosto amigo depois de exames clínicos é muito reconfortante.

Você não precisa concordar com determinada linha de tratamento na primeira consulta

Tenha em mente que você tem o direito de ir para casa e pensar calmamente em suas opções. Não há necessidade alguma de responder imediatamente sobre questões de tratamento e cirurgia. Resolva no seu tempo e não deixe ninguém te pressionar.

Não tenha medo de demonstrar suas emoções

Caso você se emocione, deixe que as lágrimas venham. Não tenha vergonha. Conviver com endometriose é estressante e seus sentimentos são válidos. Você não é histérica ou emotiva ao extremo. Endometriose é uma condição séria e crônica e ninguém espera que você seja só sorrisos.

É bastante compreensível que pacientes estejam preocupadas e com dúvidas sobre como devem proceder durante a pandemia. Afinal, existem muitos quadros clínicos que necessitam de cuidados e atenção especiais. 

Os cuidados preventivos com a saúde da mulher, bem como o tratamento de doenças que comprometem a qualidade de vida ou que colocam em risco o bem-estar, devem ser retomados como forma de assegurar a manutenção da integridade física das pacientes.