fbpx

Endometriose e Bruxismo

Endometriose e bruxismo

Neste artigo iremos explorar a possível conexão entre endometriose e bruxismo, além de compartilharmos com vocês o relato de uma paciente que enfrentou essa situação. Vale a leitura.

Se você está lidando com crises dolorosas de endometriose, pode já ter marcado uma consulta com seu ginecologista. Mas, por acaso, você já pensou em entrar em contato com um dentista também?

Como a endometriose, uma condição que começa dentro e ao redor do útero, está relacionada à boca? Para muitas pacientes, apertar os maxilares e ranger os dentes são respostas naturais à dor física e ao estresse psicológico que sofrem durante as crises de endometriose. O estresse de viver com uma doença crônica pode colocar todo o seu corpo no limite. É aí que endometriose e bruxismo estão relacionados.

Como a dor crônica pode afetar seu corpo

Quando estamos com dor, o corpo pode responder automaticamente enrijecendo nossos músculos. Mesmo se você estiver sentindo dor no abdômen e na virilha, essa resposta de luta ou fuga pode afetar todo o seu corpo: incluindo seus maxilares.

Mas quando você tem dor crônica, pode desenvolver bruxismo, a tendência inconsciente de ranger os dentes. Os médicos pediram a 40 mulheres sem fibromialgia que classificassem sua boca, dentes e dor facial em um estudo médico recente. A fibromialgia é uma condição que, como a endometriose, causa dor crônica.

Os médicos então entrevistaram 40 mulheres com fibromialgia. 85% das mulheres com fibromialgia apertaram e rangeram os dentes. Com o tempo, o bruxismo pode causar rigidez muscular no pescoço e danos permanentes aos dentes.

Dor crônica e saúde bucal: experiência própria com endometriose e bruxismo

Aqui, compartilhamos com você, o relato de uma endoguerreira que identificou que estava com bruxismo. Confira.

“Meu ponto de ruptura (literalmente) foi quando inesperadamente lasquei um dente. Quando finalmente marquei uma consulta com meu dentista, ele franziu a testa enquanto olhava em minha boca.

‘Bem, você não tem cáries, mas vejo algumas fissuras de estresse em seus molares. Posso dizer que você tem colocado muita pressão nos dentes e deve estar rangendo os dentes à noite. Alguma coisa mudou para você recentemente? Você ficou mais estressada no trabalho?’

Meu estilo de vida não mudou, mas contei ao dentista sobre alguns problemas de saúde dolorosos.

Eu não conectei minha menstruação e dor de dente até que meu dentista me disse que muitos de seus pacientes que rangem os dentes também vivem com doenças crônicas e deficiências.

Meu dentista me aconselhou a comprar um protetor bucal para usar enquanto durmo. Após a primeira semana de uso deste protetor, fiquei chocada ao ver as marcas profundas dos meus dentes cortadas no plástico. Ai!

Eu ainda ranjo os dentes, mas agora sei como manter minha boca forte e meus maxilares mais confortáveis. Adicionei mais cálcio e vitamina D à minha dieta para proteger meus ossos e continuo usando um protetor bucal todas as noites.

Quando estou tendo um período doloroso, lembro-me de soltar minha mandíbula e relaxar meu pescoço.”

Como reconhecer o bruxismo

Caso você esteja pensando que pode ter bruxismo estar confusa sobre a causa de sua dor na boca. Alguns sinais comuns incluem:

  • Acordar com rigidez no pescoço e na mandíbula;
  • Acordar com dor de dente;
  • Perceber que você tem uma tensão inexplicável na mandíbula ao longo do dia;
  • Sensibilidade dentária.

Esses sintomas também podem apontar para muitas outras condições de saúde, por isso é importante consultar um profissional médico que possa diagnosticar a causa de sua dor na boca e mandíbula.

Pessoas com endometriose já lidam com bastante desconforto sem bruxismo. Quando sabemos reconhecer esses sintomas, podemos tomar medidas para proteger nossa boca e reduzir um estressor extra em nossas vidas.

Endometriose e bruxismo é algo que precisamos prestar atenção. Cuide da sua saúde e lembre-se: a Clínica Ayroza Ribeiro está sempre de portas abertas.