fbpx

Como manter a endo-dieta quando estiver fora de casa

Como manter a endo-dieta quando estiver fora de casa
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Uma “endo-dieta” é aquela que evita principalmente – ou busca reduzir – alimentos inflamatórios como carne vermelha, trigo (e glúten em geral), café e laticínios, entre outros ingredientes. Porém, nem sempre é fácil manter uma endo-dieta quando se está fora de casa, seja viajando durante as férias ou mesmo em um jantar na casa de amigos.

Gerenciando a endometriose por meio da dieta

Mudar a dieta pode resultar em um impacto enorme na saúde. As crises de endometriose deixam de ser menos comuns e você também pode se sentir mais energizada.

Durante a menstruação, evitar alimentos que possam contribuir para o inchaço faz maravilhas para meus níveis de conforto e reduz a quantidade de dor. Os sintomas semelhantes aos da Síndrome do Intestino Irritável (SII) – algo com que muitas mulheres com endometriose vivem – também tendem a se tornar menos esporádicos.

Comer de forma consciente para controlar a endometriose é fácil de fazer em casa. Você pode tranquilamente adaptar a preparação de alternativas sem glúten para suas refeições favoritas – olá pizza vegana! – e comprar caixas de vegetais da estação para manter os custos baixos. 

O problema surge quando é hora de comer fora. Quando não se tem controle sobre os ingredientes ou está com um monte de pessoas que não seguem uma dieta específica.

Situações como essas não são apenas complicadas, mas também podem ser uma fonte de estresse.

Algumas dicas para manter a endo-dieta:

Seja a pessoa que sugere o plano: confira os cardápios dos restaurantes com antecedência e encontre um que seja adequado para você e seus amigos. Caso sua turma goste de novos sabores, então a ideia de experimentar um novo lugar tende a agradar a todos.

Traga suas próprias criações culinárias: Se você for convidada para um churrasco ou jantar, faça algo em casa e leve junto. Assim, sempre há algo que você pode comer com alegria, caso não haja opções adequadas à sua dieta.

Seja aberta sobre suas restrições alimentares: Especialmente se alguém a convidar para um jantar, diga o que você pode ou não pode comer. Não há nada mais estranho do que comparecer a um evento e recusar pratos de comida. Não se trata de ser exigente, mas de tornar a vida do seu anfitrião mais fácil.

Faça concessões, não precisa passar fome: durante viagens pode ser muito difícil ficar completamente sem glúten ou encontrar refeições veganas. Às vezes pode ser necessário comer um pouco de pão ou algum tipo de carne. Comer “do seu jeito” é fácil dentro dos limites de sua casa, mas você não pode esperar esse nível de controle no mundo exterior. É normal às vezes ceder às circunstâncias.

Quaisquer que sejam suas restrições alimentares, lembre-se de que a comida é algo para ser apreciado. Não deixe isso ditar sua vida ou limitar suas interações sociais. Ao mesmo tempo, esteja atenta ao que você pode comer e o que pode piorar sua endometriose. É um ato de equilíbrio, mas completamente realizável.

Na Clínica Ayroza Ribeiro também oferecemos acompanhamento nutricional com o apoio de nossa equipe multidisciplinar. Agende sua consulta. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp