fbpx

Você já ouviu falar em “endobarriga”?

Você já ouviu falar em endobarriga?


Neste artigo nós iremos apresentar algumas condições clínicas que podem causar ou aumentar a endobarriga: aquela sensação de inchaço no abdômen tão característica da endometriose. Confira.

Há muito mais na endometriose do que se imagina.

Você já deve ter ouvido isso muitas vezes, mas de fato nem todos os sintomas que as pacientes sentem são causados ​​apenas pela endometriose. E isso é particularmente verdadeiro quando se trata de saúde intestinal.

Infelizmente, como a endometriose é uma condição crônica, somos levadas a acreditar que não há muito o que fazer além de recorrer à analgésicos, terapias hormonais e inúmeras cirurgias.

Porém, essa mentalidade muitas vezes impede nossa compreensão dos sintomas e acabamos acreditando que eles são simplesmente causados ​​​​pela endometriose, então teremos que conviver com eles.

Mas isso nem sempre é verdade. Muitos dos sintomas de endometriose podem ser melhorados com mudanças holísticas no estilo de vida. 

Na verdade, as condições sobrepostas podem, em alguns casos, até ser erradicadas, reduzindo drasticamente o número de sintomas que as pacientes enfrentam.

É comum que mulheres com endometriose experimentem o que é conhecido como “endobarriga”.

Resultado do inchaço na região abdominal, a endobarriga às vezes é confundida com uma gestação, o que pode ser angustiante, principalmente para mulheres que estão tentando engravidar.

Além disso, muitas pacientes lutam contra os sintomas da síndrome do intestino irritável (SII), incluindo constipação, diarreia, gases, refluxo ácido e dor abdominal.

Por isso elaboramos esse conteúdo no intuito de explicar melhor algumas condições que podem estar relacionadas ao aparecimento da endobarriga. Confira a seguir.

Condições relacionadas à endobarriga

Doença Celíaca

A doença celíaca é uma condição autoimune na qual o sistema imunológico reage tão severamente ao glúten que ataca erroneamente o corpo.

Estudos mostraram que pode haver uma associação entre doença celíaca e endometriose, por isso vale a pena fazer o teste se você tiver algum problema de SII, como cólicas, inchaço ou diarreia.

SCBID

O supercrescimento bacteriano do intestino delgado (SCBID) ocorre quando as bactérias que deveriam viver no intestino grosso ficam presas no intestino delgado.

Elas se alimentam com nossa comida, liberando gases e causando uma série de problemas, incluindo inchaço, constipação e diarreia.

Eles também prejudicam nossa capacidade de absorver nutrientes, então acabamos lutando contra a fadiga e outros problemas. 

Candidíase

Candidíase é uma infecção fúngica que causa coceira vaginal e úlceras. O que pouco se fala é que essa condição também é um problema de saúde intestinal.

Quando os sintomas de candidíase retornam repetidamente, é possível que haja uma infecção crônica que precisa ser tratada. Os principais sintomas incluem inchaço, dor abdominal e fadiga.

Síndrome do Intestino Permeável

A Síndrome do Intestino Permeável, é uma condição do trato digestivo na qual bactérias e toxinas são capazes de “vazar” pela parede intestinal.

Entre os sintomas podemos listar: inchaço, fadiga, problemas digestivos e problemas de pele.

Conclusão

Podemos perceber que existem diferentes condições capazes de causar o incômodo inchaço abdominal que muitas vezes atribuímos à endometriose.

Fica evidente que cuidar da alimentação precisa ser um dos focos das pacientes, assim como a prática regular de atividades físicas, mesmo que sejam de baixa intensidade.

Sempre dê ouvidos aos sinais do seu corpo e não pense duas vezes antes de recorrer à assistência médica.

Cuide-se, sempre. E conte com a Clínica Ayroza Ribeiro em todos os momentos.

Se deseja agendar uma consulta, entre em contato com a gente pelo telefone ou whatsapp.