Fadiga pode ser sinal de endometriose

Fadiga pode ser sinal de endometriose

Uma recente pesquisa do Hospital Universitário de Zurique, na Suíça, apontou que em mulheres que sofrem de endometriose a ocorrência de fadiga é o dobro do que em mulheres saudáveis.

A inflamação provocada pelas células endometriais alocadas onde não deveriam estar é responsável pelo aumento considerável da produção de ocitocina, uma proteína associada aos casos de fadiga. Uma condição que caracteriza-se por ser mais que uma exaustão corriqueira, a pessoa fatigada sente cansaço logo ao acordar e assim passa boa parte do dia. Irritabilidade, sonolência, sensação de pernas pesadas e letargia são outros sintomas que indicam a ocorrência de fadiga.

A pesquisa consistiu no acompanhamento de 1.120 mulheres (560 com endometriose e 560 saudáveis) durante 6 anos. Elas responderam uma série de questionários ao longo desse período sobre qualidade de vida e saúde mental, com diversos quesitos em que elas relataram com que frequência sentiam certos sintomas.

O resultado mostrou que 51% das mulheres com endometriose sofriam de fadiga, ao passo que apenas 22,4% das mulheres sem endometriose apresentaram a mesma condição.

Portanto, se você apresenta algum desses sintomas citados acima, é importante procurar um especialista para averiguar quais são os motivos que fazem você sentir-se assim. Lembre-se que a Clínica Ayroza Ribeiro está sempre de portas abertas, fale conosco e marque sua consulta.