Ansiedades da Endometriose: família e relacionamentos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Ansiedades da Endometriose

Neste artigo iremos abordar as chamadas “ansiedades da endometriose”. Há muitas preocupações sobre como a doença pode afetar os relacionamentos familiares e amorosos. A seguir, iremos apresentar possíveis gatilhos de ansiedade que algumas pacientes compartilharam conosco e quais são as maneiras de lidar com esses sentimentos de aflição. Vale a leitura.

Quando você pergunta para outra pessoa o que é mais importante para ela , geralmente a família e os amigos são a resposta. O apoio mútuo é uma parte importante de qualquer relacionamento: você pode apoiá-los quando eles precisam, e eles podem estar lá para você nos momentos de necessidade.

Todavia, essa relação de reciprocidade se torna muito mais complicada quando alguma das partes convive com uma doença crônica. Determinadas condições podem dificultar o entendimento das necessidades alheias.

As ansiedades da endometriose: quais as fontes?

Quando questionadas sobre quais aspectos desencadeavam episódios de ansiedade, algumas mulheres com endometriose mencionaram mudanças nas relações com parceiros e outros membros da família, o risco de seus filhos herdarem sua condição, o sentimento de ser um fardo e muito mais. 

Confira abaixo as principais frases usadas por mulheres com endometriose para ilustrar suas inseguranças e apreensões:

“Minha família não entende” / “a família vai se cansar de mim”

Algumas pacientes sentem que sua condição é menosprezada pela família, ou que entendem alguns desafios, mas não outros. O núcleo familiar pode conseguir entender sintomas físicos ou efeitos colaterais, mas a compreensão torna-se mais difícil quando o assunto é desgaste emocional.

Pode ser extremamente complicado conversar com um membro da família que não quer compreender melhor seu diagnóstico ou não acredita no que você está dizendo.

“Poder cuidar do meu filho”

Muitas mulheres falaram sobre decepcionar seus familiares, especialmente seus filhos. A maternidade se torna uma grande parte de sua identidade, porém o estresse e as ansiedades da endometriose e até mesmo fazer você sentir que não está à altura da tarefa. Quando você ou seus filhos estão lidando com uma condição dolorosa e frustrante, é fácil sentir que as coisas estão fora de controle ou que você não está fazendo o suficiente.

“A sensação de não poder sustentar minha família.”

Você pode sentir a pressão dos outros ou de si mesma para ser forte e conseguir prover financeiramente as necessidades familiares. Tirar um tempo do trabalho para se concentrar em você e na sua saúde pode trazer estresse para a família e até mesmo fazer com que você se sinta culpada. Muitas vezes é necessário encontrar um novo equilíbrio que permita colocar as preocupações com a saúde como prioridade.

Namoro e relações afetivas

Se você está namorando ou em um novo relacionamento, há muitas outras expectativas. Você não apenas se preocupa com o que vestir ou o que dizer, mas também luta com quando, se e como explicará sua condição. É difícil saber o quanto você vai compartilhar. Você pode querer ser aberta, mas sentir medo de assustar a outra pessoa. Isso pode ser especialmente difícil quando você foi magoada no passado.

Buscando apoio

É importante manter as linhas de comunicação abertas sempre que possível. Muitas pessoas descreveram a importância do amor e do apoio que vem de compartilhar suas frustrações com as pessoas mais próximas a elas. Há momentos, no entanto, em que você pode querer desabafar e se conectar mais longe da pressão de casa. Veja algumas ideias para encontrar suporte:

  • Grupos de apoio e organizações sem fins lucrativos para suporte de pacientes com endometriose podem estar repletas de pessoas que entendem como é difícil equilibrar a vida familiar com essa enfermidade;
  • Nem todo mundo está aberto ao aconselhamento familiar e de casais, mas para algumas pessoas essa alternativa pode ajudar a ter uma perspectiva sobre os desafios que você está enfrentando.
  • Pergunte como seus entes queridos estão se sentindo e incentive-os a procurar apoio se precisarem. Garantir que eles sejam atendidos pode abrir a comunicação e aliviar o estresse.

Você não precisa enfrentar as ansiedades da endometriose sozinha. Encontre espaços de acolhimento e converse com quem você ama.